domingo, 4 de julho de 2010

Velas Sudaméria 2010 - Navio-Veleiro “Cisne Branco” suspende de Montevidéu



A passagem dos navios veleiros participantes da Regata Internacional “Velas Sudamérica 2010” pelo Uruguai, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, foi marcada por um espetáculo de imagens e fez a população viajar no tempo, remetendo a um passado em que os barcos eram movidos ao sabor dos ventos. Entre os navios veleiros, encontra-se o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil.

A regata, que dará a volta no continente, começou no Rio de Janeiro, com o suspender dos navios no dia 7 de fevereiro, e tem como destino final o porto mexicano da cidade de Veracruz (México). Além do NVe “Cisne Branco”, participam navios da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Holanda, México, Portugal, Venezuela e Uruguai.

Na manhã de 28 de fevereiro, a Baía de Maldonado despertou com nove veleiros fundeados entre a Ilha Gorriti e a Praia Mansa. Durante aquele dia, foram realizadas diversas atividades, tais como apresentações musicais.

Na manhã de 1º de março, os veleiros deixaram a baía, navegando ao longo do Rio da Prata e atracando, ao final da tarde, no Porto de Montevidéu, após a condução da salva à terra executada pelo NVe “Cisne Branco”, representando todos os navios.

O dia 2 amanheceu com o Porto lotado de visitantes interressados em conhecer cada uma das embarcações. Os visitantes realizaram, ainda, um passeio no Museu do Carnaval, onde se encontrava instalada a Feira “Velas 2010”. Ali, presenciaram um espetáculo musical que começou com um show de tango e continuou com a apresentação das bandas de cada navio, oferecendo ao público um pouco da cultura dos países participantes. Os veleiros suspenderam na madrugada do dia 3 de março.

Uruguai

Postado por Jéssica Polastri

Adaptado de http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/cisne_branco/velas_sudameria_2010/suspende_montevideu.html

0 comentários:

Postar um comentário