domingo, 11 de julho de 2010

Pedro Bordaberry, uma renovação na tradicional política do Uruguai


Pedro Bordaberry, o candidato mais jovem à eleição presidencial uruguaia com 49 anos e filho do ex-ditador Juan Bordaberry (1973-1976), representa uma renovação do tradicional Partido Colorado e uma mudança de geração no Uruguai, com projetos pragmáticos.

Nascido em Montevideu em 28 de abril de 1960, o advogado Bordaberry se afastou do exercício desta profissão no início deste ano para se dedicar por inteiro a sua carreira política, que começou no início da década de 90.

Exerceu cargos nos ministérios da Indústria, Energia e Minérios, e de Turismo e Esporte, e ostentou a titularidade de ambas as carteiras durante o governo colorado de Jorge Batlle (2000-2005).

Após a derrota nas eleições de 2004 do Partido Colorado, com 10% dos votos após ser o principal ator da política uruguaia por mais de um século, Bordaberry se apresentou como candidato à prefeitura de Montevidéu nas municipais de maio de 2005, conseguindo 27% dos votos.

Agora, busca uma boa votação nas nacionais, as pesquisas dão quase 12% a ele, para cumprir um papel de articulador no Parlamento.Casado com Maria José e pai de três filhos, Bodaberry não renega seu sobrenome herdado do pai ex-ditador, mas diz não concordar com o golpe de Estado de 1973. Destaca que não se culpa pelo próprio passado e diz ser dono de uma profunda convicção democrática que implica, entre outros valores, em respeitar as minorias.

Ele apoia iniciativas do atual governo de esquerda de Tabaré Vasquez, como a comemoração do Dia do Nunca Mais, que busca superar as feridas deixadas pelos anos de chumbo dos anos 60 e 70.

Uruguai
Adaptado de: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1352566-5602,00-PEDRO+BORDABERRY+UMA+RENOVACAO+NA+TRADICIONAL+POLITICA+DO+URUGUAI.html
Por Jéssica Polastri

0 comentários:

Postar um comentário