
Como se não bastasse as inúmeras tragédias causadas pelos terremotos no Haiti e Chile, o estado do Rio de Janeiro foi atingido nos últimos dias, porém não se trata de terremoto ou tiroteio.
A tragédia ocorreu no Morro do Bumba, em Niterói e expôs um problema nas nossas cidades, pois por todo o Brasil, milhares de pessoas moram sobre o lixo, seja em casas, condomínios ou favelas.
Além do enorme risco de desabamento, essas pessoas convivem com o gás metáno, presente no subsolo desses lixões que é altamente inflemável, e que se acumulado pode causar explosões.
No dia 8 de abril de 2010, o Morro do Bumba, onde haviam casas construídas em cima de um lixão desativado desmoronou, deixando mais de 164 mortos, e ainda há desaparecidos.
A revolta e indignação da população foi clara. Questionamentos foram feitos sobre quem seria o resposável, afinal, como políticos puderam permitir que pessoas constrúíssem suas casas em lugares inadequados, em cima de lixões, em encosta de morros e beira de corregos, tudo que poderia ser evitado, se houvesse que intervenção nomomento certo.
O fato é, pessoas morreram, muitas estão desabrigadas, perderam tudo e não há um responsável para arcar com as consequências ou ser punido.
Adaptado de: http://www.portalms.com.br/
Por: Fernanda Eliza Rodrigues
0 comentários:
Postar um comentário