terça-feira, 4 de maio de 2010

Lula e suas viagens... Mais uma vez no Uruguai. Seria política da boa vizinhança?

Em visita rápida ao Uruguai Terça-feira(4/5/2010), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu fazer com o vizinho, “nos oito meses que lhe restam” de mandato, “o que não fez em oito anos”.

"Eu só tenho oito meses de mandato e nesses oito meses eu vou ter que fazer o que não foi feito em oito anos", disse Lula ao líder uruguaio, José Mujica, após um encontro em uma sede da Presidência, em Montevidéu.

A consolidação de uma comissão bilateral de planejamento e integração esteve no centro da visita do presidente brasileiro ao país, que chegou a Montevidéu com Mujica(líder uruguaio), no mesmo avião.

A visita ao Uruguai, foi feita a convite de seu homólogo uruguaio e é uma retribuição do brasileiro à passagem de Mujica por Brasília em 29 de março. Essa viagem, é a terceira de Lula para o Uruguai em menos de cinco meses e que antecede um longo périplo internacional do presidente (que parte para Rússia, Catar, Irã, Espanha e Portugal) entre 13 e 19 de maio.

No final da reunião com Mujica, Lula disse a imprensa, que o Brasil “tem a obrigação de se transformar no grande receptor de produtos” do Mercosul, já que o país é a “maior economia da América do Sul”

O presidente afirmou ainda que propôs a Mujica um próximo encontro, em três meses, para avançar em projetos de integração com o país vizinho.

Entre os projetos faz parte dessa aproximação a previsão da abertura de um escritório do BNDES e de uma agência do Banco do Brasil na capital uruguaia.

Por sua parte, o presidente uruguaio afirmou que seu “pequeno país” tem “a decisão política de viajar no estribo do Brasil” - ou seja, "na carona" do grande vizinho do norte.

O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai.


Por: Fernanda Eliza
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias

0 comentários:

Postar um comentário